Obtendo insights deliciosos com a ajuda do Instagram.
O problema
Promover uma pesquisa que representasse as mudanças do setor gastronômico de maneira mais ampla, indo além do recorte dos grandes restaurantes e franquias.
90+ horas
de conversa.
18 Estados
brasileiros.
6 Insights e oportunidades chave
identificados para o setor.
Com as mudanças impostas ao setor gastronômico devido à pandemia, nós nos juntamos com a FoodLab para investigar e conhecer melhor a realidade dos pequenos empreendedores.
A estratégia principal de divulgação da pesquisa foi feita através do Instagram, tendo uma enorme adesão por parte dos empreendedores do ramo. Esse engajamento massivo resultou em mais de 90 horas de conversa, aprendizado e coleta de dados com imenso potencial gerador de insights.
A interface conversacional da pesquisa tornou mais fácil a divulgação via canal social, já que diferente de um questionário online “frio”, a pesquisa não cria uma quebra no ritmo em termos de linguagem e formato que os usuários (respondentes) estão acostumados.
A cereja do bolo
Mais do que usar sticker de enquetes aleatórias no stories, o FoodLab decidiu utilizar seu principal canal de contato com clientes para entender melhor as dores e o perfil dos pequenos empreendedores de gastronomia.
A utilização da interface de pesquisa conversacional On The Go foi uma “cereja do bolo”, pois permitiu à empresa realizar uma pesquisa de mercado técnica mantendo a mesma linguagem e approach ao qual sua audiência já estava acostumada.
Essa foi a receita do sucesso para obter insights inspiradores e deliciosos. A sobremesa ficou a cargo da divulgação do relatório final e da Live, devolvendo para os participantes os principais achados da pesquisa. Uma comunidade que se retroalimenta.