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Tecnologia de pesquisa de mercado: o futuro do consumer insights

As novas tecnologias de pesquisa de mercado ajudam na difícil missão de acompanhar um comportamento do consumidor cada vez mais volátil.
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A tecnologia tem sido uma parte essencial de nossas vidas por muito tempo. Porém, é curioso pensar que o cenário é diferente quando olhamos apenas para as pesquisas de mercado. Apesar grande digitalização ocorrida nos últimos anos, ainda estamos atrás de outros setores.

Utilizar novas tecnologias de pesquisa e abordagens na forma de coletar insights dos consumidores foi por muito tempo uma batalha longa e difícil.

Nas pesquisas, a transformação digital vinha acontecendo em ritmo lento. Foi só com a massiva digitalização forçada, em decorrência da pandemia, que as evoluções começaram a andar de maneira mais acelerada.

Em um mercados cada vez mais voláteis, com mudanças constantes, a necessidade de coletar rapidamente os insights do consumidor nunca foi tão importante. As decisões precisam ser tomadas rapidamente. Vivemos a era das soluções ágeis. E as pesquisas de mercado não podem ficar a margem disto.

 

Tecnologias de Pesquisa de Mercado (ResTech)

A tecnologia de publicidade, também conhecida como AdTech, foi uma grande marco para a propaganda. A incorporação de tecnologias e ferramentas para automatizar, otimizar e agilizar a publicidade digital mudou completamente a forma de atuação do setor.

As agências adotaram essa nova mudança ao longo dos anos, a fim de sobreviver e evoluir. Uma abordagem semelhante está acontecendo na última década, no cenário de pesquisa de mercado.

A automação e as novas tecnologias já começaram a substituir métodos mais antiquados de coleta de insights do consumidor, com o objetivo de fornecer soluções atraentes e econômicas aos clientes.

O uso de ferramentas e plataformas de pesquisa online tiveram um crescimento significativo. Isso facilitou a criação de pesquisas tanto para pesquisadores como para não pesquisadores.

Esse fenômeno ajudou a democratizar a maneira como os insights são coletados em escala global, expandindo drasticamente o alcance aos consumidores e permitindo a utilziação de pesquisas por diversos times.

 

Live Research – o futuro do consumer insights

No passado, era comum que a duração dos campos de estudo, onde se obtinham os dados da pesquisa, levasse bastante tempo. Os prórprios resultados apresentados nos relatórios de comportamento do consumidor às vezes permaneciam em uso por mais de um ano.

Hoje, uma simples notificação no celular pode ser responsável por alterar o comportamento do consumidor. As empresas precisam estar preparadas para acompanhar essa nova abordagem dos insights.

Para se manter relevante neste mundo em constante (e rápida) mudança, as coisas precisavam ser feitas de maneira diferente. Ferramentas internas fáceis de usar, juntamente com um amplo alcance em públicos escaláveis, provaram ser a única maneira de os negócios avançarem e permanecerem relevantes.

Pesquisa de mercado e insights do consumidor não são mais um privilégio de um grupo fechado. Novas soluções de pesquisa começaram a ser incorporadas como ferramentas internas dentro das empresas. Não apenas no depertamento de consumer insights, mas também nas áreas de produto, marketing, financeiro, recursos humanos e outros.

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