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Comunicação: a soft skill essencial para os times de insights

Descubra porque seu time de insights deveria gastar mais tempo desenvolvendo suas habilidades comunicacionais.
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Que a comunicação é um diferencial para qualquer área não há dúvidas. Mas, quando o assunto são times de insights, essa habilidade se torna ainda mais relevante. A tendência é que a boa comunicação seja cada vez mais exigida nos próximos anos.

Se você tem dúvidas disso, basta fazermos a futurologia através do olhar para trás. Há 10 (ou até mesmo 5) anos, quando você estava montando um time de insights, as qualidades que você buscava nas pessoas eram as mesmas que hoje? Acho que não.

Provavelmente algumas das habilidades que você busca hoje, como gestão de tempo e empatia, nem estivessem perto do seu radar. E é exatamente aí que entram dois motivos que mostram o porquê da comunicação pode vir a se tornar a principal soft skill nos times de insights.

O primeiro é bem fundamental: pessoas as pessoas que possuem boa comunicação sabem da importância de entender o público. Apesar das mensagens serem as mesmas, a forma de comunicar vai variar de acordo com a audiência. Isso pode parecer uma observação simples e básica, mas a verdade é que essa regra comunicacional é frequentemente ignorada.

A ironia é que, apesar do propósito da pesquisa de mercado ser ajudar empresas e marcas a entender seus públicos, essa regra raramente é aplicada ao desenvolvimento e comunicação de times de insights em si.

Boa comunicação pode potencializar o desemprenho dos times de insights
Boa comunicação pode potencializar o desemprenho dos times de insights

De fato, o design da pesquisa certa depende do entendimento da equipe de insights sobre seu propósito para a organização e como ela será usada pelas partes interessadas. Mas é comum que integrantes dos times de insights tenham uma compreensão clara e uniforme dos stakeholders que deseja influenciar.

O segundo motivo para possuir comunicadores fortes nas equipes de insights mora na flexibilidade. Cada vez mais precisamos ser flexíveis na forma como nos comunicamos. O mesmo se aplica para insights.

Se aplicarmos a máxima “conheça seu público” no cerne das entregas propostas, então de fato devemos ter a habilidade para comunicar diferentes projetos, ideias e propósitos de maneira apropriada, para diferentes segmentos de públicos.

Na prática, isso significa não só ter todo time de insights alinhado, mas também fornece a capacidade de traduzir de maneira clara a inteligência gerada dentro do time para as demais equipes e integrantes da empresa.

Bons comunicadores são bons em encontrar ferramentas e meios para mostrar suas ideias. Seja com o uso de ferramentas, que vão do email marketing aos vídeos animados, ou no discurso falado. Isso significa que investir nessa habilidade confere maior valor agregado às demais tarefas executadas pelo time, tornando cada minuto de trabalho mais valioso.

No fim do dia, os comunicadores são bons contadores de história. E o que são os insights se não a arte de transformar dados em informações tangíveis, palpáveis e inspiradores? Invista na comunicação dentro do seu time de insights.

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