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Por que coletar dados com pesquisa pode melhorar sua empresa?

Coletar dados com pesquisa é um dos segredos que grandes empresas como Ambev, Globo e Netflix utilizam para crescer.
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Soa óbvio dizer que “entender a importância de se coletar dados é primordial para se obter sucesso em pesquisas”, né? É porque de fato é. Mas, às vezes, o óbvio precisa ser dito.

Neste artigo, explicarei alguns conceitos básicos sobre a importância de se coletar dados com pesquisa. Compartilharei alguns motivos que irão te fazer pensar duas vezes antes de tomar decisões de negócio sem estar orientado a dados.

Algumas dos motivos que irei falar compõe a estratégia utilizada por empresas como Ambev, Globo e Kimberly-Clark para desenvolver e crescer seus negócios.

Mas antes de mergulharmos fundo nos motivos que fazem a coleta de dados algo tão vital para empresas, vamos começar pelo básico.

 

O QUE DE FATO SIGNIFICA PESQUISA DE MERCADO?

Antes de descobrir a importância de coletar dados com pesquisa, você primeiro precisa realmente entender o que é uma pesquisa. Mas para evitar definições técnicas rebuscadas, irei simplificar. Pesquisa de mercado é a tentativa de aprender mais sobre seus clientes.

De maneira geral, respostas da pesquisa permitem que você entenda muito melhor um público-alvo. É por meio desse entendimento que você pode tomar melhores decisões que impulsionam seus negócios. Do lançamento de produto à revisão de processos internos, as pesquisas estão lá para te ajudar.

No começo, é fácil descartar a importância de fazer pesquisa. Afinal, quando empresas estão em fase inicial de suas atividades, passar horas em pesquisa de mercado é a última coisa que passa pela cabeça das equipes.

É aí que nasce a primeira grande falha de diversas empresas. A maioria de nós prefere começar a fabricar e vender produtos imediatamente, ao invés de considerar realizar pesquisas para melhor entender nosso público e nicho.

Por mais que pesquisas possam ser aplicadas por times isolados dentro da empresa, essa noção da importância da coleta de dados e pesquisa deve ser algo geral, enraizado na cultura empresarial. Se esse entendimento primordial não for claro, o que te motivará a investir tempo (e dinheiro) para realizar pesquisas?

 

CRESCIMENTO EMPRESARIAL BASEADO EM COLETA DE DADOS COM PESQUISAS

Agora que você já sabe a importância geral de se fazer pesquisa, vamos ir um pouco mais fundo. Apresentamos alguns pontos chave que fazem a ação de coletar dados com pesquisa algo tão importante para empresas que almejam melhora nos ressultados.

1. Entender e melhorar a experiência do cliente.

Vários fatores podem influenciar a experiência do cliente. Os funcionários da sua equipe, o tipo de comunicação empregado, os canais disponíveis para comunicação, quanto tempo ele leva para extrair valor do seu produto/serviço e assim por diante.

Todos esses pontos de contato que existem entre cliente e marca compõe a experiência do seu cliente. São todas interações, desde a fase de descoberta, nas camadas superiores do funil de marketing/vendas, até a construção de lealdade, em última instância.

Embora você possa especular sobre o que importa para os seus clientes e como eles se sentem em relação ao envolvimento com sua marca, pesquisas são a única maneira validar suas hipóteses. Elas permitem que os clientes ofereçam feedbacks sinceros que digam à sua equipe o que está funcionando, o que não está e o que você pode fazer para melhorar a experiência deles.

 

2. Redução de riscos empresariais

Mais da metade das empresas do Brasil vão à falência antes de completar 5 anos de vida. Isso mostra que o ambiente corporativo moderno não tem espaço para amadores.

Existem vários motivos que colocam a saúde – ou até a existência – de uma empresa em risco. Uma das formas mais efetivas de se proteger contra esses riscos é garantindo que se tenha um fluxo constante de vendas e clientes. E bom, para fazer isso você precisa de pesquisas de mercado.

A pesquisa de mercado é a maneira de verificar se as necessidade dos seus clientes atuais e potenciais clientes estão sendo atendidas.

 

3. Teste e aprimoramento de produtos

Antes de fazer uma mudança drástica na sua empresa, produto ou serviço, você pode testar em um subconjunto menor do seu público. Dessa forma é possível medir a percepção do seu cliente quanto a mudança.

Por exemplo, se você planeja fazer uma reformulação de um produto popular, mostre o novo design para seus compradores mais frequentes. Se pretende arriscar um novo produto, que tal coletar feedback dos seus compradores ainda na fase de desenvolvimento para poder aprimorar e ter maior assertividade no lançamento?

 

4. Ajuda a superar a concorrência

Entender o seu cliente é o mais importante, mas saber a dinâmica da concorrência também importa. O intuito não é descobrir as fraquezas do seu concorrente para fazer melhor ou copiar o que eles fazem direito, mas sim descobrir o que o seu cliente precisa que o seu concorrente não está entregando. O foco deve sempre ser no cliente

Se você descobrir as necessidades de seus clientes, e conseguir atender a essas necessidades, terá mais chances de se destacar de seus competidores.

Algumas formas de usar pesquisas para vender mais que os concorrentes são:

  • Mapeamento do segmente clientes insatisfeitos. Faça pesquisas perguntando sobre as frustrações dos clientes com o produto/serviço do seu segmento.
  • Encontrar clientes “mal atendidos”. Sua pesquisa de mercado pode revelar que há um segmento do mercado que sua concorrência negligenciou. Isso lhe dará uma nova gama de clientes para conquistar.
  • Identifique as necessidades do cliente não atendidas. Durante sua pesquisa de mercado você pode descobrir alguns pontos problemáticos ou desejos do cliente que estão sendo atendidos.

 

5. Auxilia na construção de objetivos e metas empresariais

Quando empresas definem metas para seus negócios, geralmente estão mirando o crescimento. Mas, sem uma pesquisa de mercado, você não poderá saber se seus objetivos e metas estão bem dimensionados.

A coleta de dados podem auxiliar na obtenção de insights sobre áreas problemáticas. Essa abordagem é interessante pois serve tanto para pesquisas aplicadas ao público externo quanto para o público interno (funcionários).

Pergunte aos seus clientes mais frequentes sobre o produto, sobre a experiência de compra e descubra onde estão os maiores desafios da sua empresa. Para seus funcionários, é possível fazer pesquisas que vão desde os processos utilizados nos departamentos até as ferramentas utilizada no dia a dia.

Esse mapeamento dos dados darão mais clareza para a definição de objetivos e metas da empresa.

 

6. Facilita a tomada de decisão

A importância das pesquisas frequentemente ficam evidentes ao surgir a necessidade de se tomar decisões difíceis dentro da empresa. Em vez das equipes utilizarem critérios arbitrários para as tomadas de decisão, eles podem utilizar um dashboard com dados claros para auxiliá-los.

Essa visualização dos dados é importante pois ajuda a direcionar decisões subjetivas. Embora nem todas as decisões possam ser resolvidas por pesquisa de mercado, muitas delas podem, como:

  • Investimentos – Descoberta dos canais mais efetivos para investimentos de publicidade e marketing;
  • Produto – Descoberta de demanda por novos produtos e serviços que estejam no planejamento da empresa;
  • Estratégia – Produtos e serviços que podem ser descontinuados;
  • Precificação – Saber se é necessária uma revisão do preço dos seus produtos/serviços.

 

Uma coisa é clara: existe uma necessidade real de se fazer pesquisa de mercado, pois ela é um instrumento que fornece dados sólidos. Ter um pouco de instinto é importante, mas confiar o futuro de uma empresa à sorte é arriscado.

O feeling pode ajudar a levantar hipóteses, mas essas hipóteses devem ser testadas com pesquisas. Essas pesquisas originarão dados, que por sua fez promoverão o surgimento de insights. E são esses insights que nortearão decisões e estratégias que farão com que sua empresa atinja melhores resultados.

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