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5 motivos que fazem o respondente mentir em pesquisas – e como evitá-los

Existem vários motivos que levam pessoas a mentir em pesquisas. Seja para tentar agradar ou "acertar" a resposta, a mentira está presente.
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Que alguns usuários têm o hábito de mentir em pesquisas não é uma novidade. Qualquer um que trabalhe com pesquisa de mercado já teve que responder à pergunta “como você sabe se o respondente está mentindo?”

A verdade é que a mentira faz parte do nosso dia a dia. Pessoas mentem. Infelizmente.

Tudo bem que empresas utilizam desse comportamento humano para justificar projetos que não saem como o planejado.

Às vezes é mais fácil acreditar que os respondentes estão mentindo do que aceitar que as premissas e hipóteses iniciais da pesquisa estavam erradas. Mas isso não muda o fato central: respondentes mentem.

POR QUE OS RESPONDENTES DE PESQUISA MENTEM?

A maioria das mentiras em pesquisa não ocorrem de má fé. Na verdade, os respondentes não estão mentindo, eles estão tentando dar a resposta correta.

Isso pode ocorrer quando a pesquisa explora fatos que não estão tão frescos na memória do respondente, como por exemplo uma pequena compra feita há muito tempo.

Outro motivo que pode induzir o respondente a “mentir” são perguntas baseadas em cenários futuros hipotéticos. Perguntar “quão disposto você estaria a comprar esse produto no Natal?” cria um cenário até então inexistente na cabeça do respondente, fazendo com que ele sinta a necessidade de acertar a resposta.

Isso mostra que grande parte da responsabilidade quando os respondentes mentem em pesquisas é, na verdade, dos próprios pesquisadores.

Um design de pesquisa mal feito é uma das principais fontes de desonestidade dos respondentes. Um bom planejamento da pesquisa, o que inclui a escolha da metodologia adequada, minimiza as chances de sua pesquisa coletar dados ruins ou incompletos.

5 MOTIVOS QUE FAZEM RESPONDENTES MENTIR EM PESQUISAS

Como falei no começo, pessoas mentem. Mesmo que todos os cuidados com design e planejamento sejam feitos, ainda existem o caso das pessoas que mentirão deliberadamente.

Existem diversos que fazem com que os respondentes não sejam 100% sinceros durante um questionário. Abaixo coloco os 5 principais fatores que fazem respondentes mentir em pesquisas:

1. Querer passar uma imagem melhor de si mesmo

O ser humano tende a querer aparentar mais do que ele realmente é. Seja para mostrar um perfil mais descolado, mais rico ou até mesmo mais bonito, respondentes mentem para criar uma autoimagem melhor.

2. Dar respostas socialmente aceitas

É comum o respondente ter receio de ser julgado. Mesmo que a pesquisa seja anônima, o respondente possui a tendência de dar respostas que aparentem ser as socialmente corretas.

3. Não querer falar sobre assuntos e comportamentos sensíveis

É usual encontrar respondentes mentindo em pesquisas sobre assuntos sensíveis, tabus e outros. Finanças pessoais, sexo, uso de drogas ou qualquer tipo de comportamento ilegal são alguns dos campeões nesse quesito.

4. Pessoas querem “ajudar” ou “agradar” o pesquisador

Muitas pessoas encaram pesquisas como uma forma de ajudar o pesquisador (você, no caso). Isso faz com que eles coloquem suas respostas baseados no que acham que será útil ao invés de focar na sua opinião pessoal.

5. Respondentes acreditam que podem usar o resultado da pesquisa em benefício próprio

Se o respondente achar que pode tirar benefício dos resultados da pesquisa ele estará inclinado a mentir. Um exemplo claro é mostrado em pesquisas de preço, onde os respondentes podem dizer que o preço de determinado produto está elevado, mesmo que eles não achem isso, apenas para tentar fazer com que o preço real abaixe.

Como podemos ver, a mentira está presente quando falamos de pesquisa. Não tem como fugir disso. Entretanto, é possível minimizar essas ocorrências com algumas ações simples, como elaborando um bom planejamento, fazendo pesquisas mais ágeis e escolhendo os canais corretos de captação de respondentes.

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